Navegação em Árvore
expandir todos | recolher todos

Cursos de Biotecnologia

Torne-se um especialista Biotecnologia em 2021. Desenvolva novas habilidades em Biotecnologia e mais. Fique atualizado com as mais novas tendências e técnicas de Biotecnologia

Perguntas sobre Biotecnologia? Leia as perguntas frequentes

Perguntas mais frequentes sobre Biotecnologia

O que é Biotecnologia?

Biotecnologia é uma área que aproveita os processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos. Geralmente, essas inovações têm como foco a melhora de nossa saúde e torna nosso planeta mais sustentável.

Em outras palavras, é uma ciência ou um conjunto de processos que tem como principal objetivo a utilização de sistemas biológicos para alcançar um propósito. É uma área que reúne a pesquisa e, principalmente, a biologia.

Para que serve a Biotecnologia?

Para se ter uma ideia, a fabricação de cerveja e de pães são exemplos de processos que se enquadram no conceito de biotecnologia, no caso, com o uso de fermento. Esses processos tradicionais geralmente utilizam os organismos vivos em sua forma natural.

Com o avanço das pesquisas, no entanto, a biotecnologia permitiu inovações de grandes impactos. Na agricultura, por exemplo, sementes de plantas passaram a ser modificadas geneticamente para evitar pragas.

Já na medicina houve o desenvolvimento de novos medicamentos para diversas patologias. A criação de vacinas é um bom exemplo do uso da biotecnologia, assim como as pesquisas para encontrar a cura de doenças como o câncer e a AIDS.

Quanto tempo leva pra aprender Biotecnologia?

Como a Biotecnologia pode ser aplicada aos mais diversos conhecimentos, o tempo de estudo vai depender do ramo que se deseja seguir. A graduação em Biotecnologia tem 4 anos de duração e a formação de tecnólogo 2 anos.

Você pode fazer um curso que reúna os conhecimentos básicos sobre o assunto. Há cursos de 60 horas disponíveis online.

Por onde devo começar para aprender Biotecnologia?

Você pode encontrar muito material gratuito como palestras e curtas animados no Youtube. Mas a melhor opção são cursos online gratuitos oferecidos pelas melhores universidades do mundo como Harvard, UCSD e MIT.