Navegação em Árvore
expandir todos | recolher todos
Classpert Rewards Program: Ganhe dinheiro para cada curso em que você se inscrever. Verifique os termos e condições
Perguntas sobre Assembly? Leia as perguntas frequentes

Cursos de Assembly

Perguntas mais frequentes sobre Assembly

O que é assembly?

Linguagem assembly (ou assembler) é o nome dado às linguagens de programação de baixo-nível cujo conjunto de instruções tem alto grau de equivalência com o código de máquina sua respectiva arquitetura de hardware. Graças a este alto grau de correspondência, cada linguagem assembly é projetada para uma arquitetura de hardware específica, e às vezes, um sistema operacional específico.

Essas linguagens têm uma série de características em comum, incluindo aritmética binária, alocação de memória, processamento de pilha, codificação de caracteres e processamento de interrupções. Essa proximidade com a arquitetura do processador e da memória tornam linguagens assembly ferramentas úteis para adquirir um entendimento profundo do funcionamento de computadores, e assim, ainda são ensinadas em cursos de ciência da computação, engenharia da computação e engenharia eletrônica.

Pra que serve o assembly?

A proximidade de linguagens de assembly do código de máquina as tornam cruciais para a implementação de drivers de dispositivos e boot loaders, engenharia reversa e para lidar com sistemas com suporte limitado à linguagens de alto-nível, como sistemas de controle e sensores.

Linguagens assembly permitem um nível de controle de hardware que não é possível utilizando linguagens de alto-nível. Assim, elas são frequentemente utilizadas onde este controle é desejado por razões de performance ou segurança, como em simulações, sistemas aeronáuticos e aparelhos médicos.

Quanto tempo leva para aprender assembly?

Linguagens assembly são difíceis de aprender, codificar e debugar, em comparação com as linguagens de alto-nível, e requerem algum conhecimento da respectiva arquitetura de hardware. O básico de um assembly pode ser aprendido em torno de 3 meses, mas para se tornar capaz de escrever código assembly de alta performance em qualquer arquitetura, pode levar vários meses a mais que isso. Conhecimento de outras linguagens assembly certamente encurtarão este tempo.

Por onde devo começar para aprender assembly?

Antes de começar a aprender qualquer linguagem assembly, é recomendado estudar arquitetura básica de computadores e como microprocessadores funcionam. Outros conceitos importantes são a aritmética binária, alocação de memória, processamento de pilha, codificação de caracteres e interrupções. Estudantes normalmente começam aprendendo a linguagem de assembly para a classe x86 de processadores.