Browse
Blog /

Udacity Brasil: cursos gratuitos e nanodegrees valem a pena em 2020?

Opções de cursos pela internet não faltam. Mas é difícil saber quais realmente valem a pena, não é? Neste artigo, vamos falar sobre os cursos online da Udacity, que têm a qualidade que você precisa para realmente aprender e qualificar seu currículo.

Embora a Udacity Brasil tenha encerrado suas operações por aqui, os alunos ainda podem acessar uma infinidade de cursos em inglês, oferecidos pelos maiores especialistas e empresas de tecnologia do mundo.

Você pode aprender sobre negócios e carreira, mas também sobre os temas mais complexos em programação, inteligência artificial e ciência de dados.

Então, se você tem interesse nesses assuntos, fique de olho nas dicas de cursos que trouxemos aqui para saber se vale a pena investir nos cursos da Udacity Brasil. Neste artigo, você vai saber:

  • O que é Udacity Brasil? Conheça a universidade do Vale do Silício!
  • Como funciona a Udacity Brasil?
  • Cursos grátis da Udacity, nanodegrees e MOOCs: qual é a diferença?
  • Nanodegrees Udacity Brasil
  • Como funcionam os nanodegrees da Udacity Brasil?
  • Udacity Cursos Grátis: as melhores opções
  • Como funcionam os cursos gratuitos da Udacity Brasil?
  • Pontos fortes e pontos fracos dos cursos da Udacity Brasil
  • Vale a pena fazer os cursos da Udacity Brasil?
  • FAQ

O que é Udacity? Conheça a universidade do Vale do Silício!

Udacity é uma plataforma de cursos online fortemente conectada ao mercado de tecnologia.

Oferece cursos nas áreas de programação, inteligência artificial, computação na nuvem, ciência de dados, negócios, sistemas autônomos e carreira, além de treinamentos específicos para empresas.

A missão da plataforma é treinar a força de trabalho mundial para as carreiras do futuro. Para isso, a Udacity atua em parceria com o mercado para identificar as maiores demandas e criar cursos que preparem os profissionais para elas.

Muitos cursos são oferecidos em colaboração com empresas globais de tecnologia, como Google, Facebook, Amazon e Microsoft.

A Udacity foi fundada em 2011 nos Estados Unidos, com a intenção de democratizar a educação em tecnologia. A plataforma surgiu no contexto do Vale do Silício, berço de famosas startups e empresas de tecnologia criadas na Califórnia.

Naquele ano, Sebastian Thrun e Peter Norvig resolveram lançar gratuitamente um curso online de introdução à inteligência artificial. O resultado: mais de 160 mil alunos em 190 países se inscreveram. O sucesso do experimento mostrou o potencial de uma plataforma de cursos online e acessível.

Assim surgiu a Udacity, que ficou conhecida como “a universidade do Vale do Silício”. Ao longo dos anos, a plataforma ampliou sua atuação em diversos países. Em 2016, a Udacity Brasil iniciou suas operações em São Paulo e passou a oferecer cursos em português.

Como funciona a Udacity Brasil?

Udacity Brasil é a operação da plataforma no nosso país. Quando se instalou em São Paulo, a Udacity passou a oferecer cursos em português, com todo o suporte em terras brasileiras. O país chegou a ser o segundo maior mercado da empresa em número de alunos.

Porém, em 2018, a empresa passou por uma reestruturação interna e reduziu sua equipe no Brasil. Desde então, a empresa também interrompeu a oferta de cursos em português. Em 2019, o escritório de São Paulo foi encerrado.

Embora a Udacity não tenha mais sede no Brasil, os cursos ainda podem ser acessados pelos brasileiros. As aulas e os materiais são em inglês, mas alguns vídeos têm legendas em português.


Como funcionam os cursos da Udacity Brasil

Após o encerramento da operação da Udacity Brasil, os cursos oferecidos aqui passaram a ser os mesmo ofertados nos EUA. São cursos à distância e um dos seus grandes atrativos é a parceria com grandes companhias, como Google, Microsoft, IBM, Amazon e Facebook. Os instrutores não são acadêmicos — são profissionais que conhecem a realidade do mercado.

No catálogo da plataforma , você vai encontrar programas de nanodegrees e cursos gratuitos, identificados pelo nível de habilidade (Iniciante, Intermediário ou Avançado) e pelo tempo de duração estimado (de algumas semanas até 6 meses). Além disso, você também pode ver a nota do curso, formada pelas avaliações dos alunos.

As aulas da Udacity têm uma linguagem bem direta e acessível. Os cursos também trazem desafios em projetos reais e uma série de quizzes e exercícios para fixar o aprendizado.

As aulas são gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento, dependendo, no caso dos nanodegrees, do plano que o aluno adquirir (por 1 mês ou por 4 meses).

Além dos cursos regulares, a plataforma oferece ainda serviços de assessoria de carreira aos alunos dos nanodegrees, além de treinamentos para empresas.

Cursos grátis da Udacity, nanodegrees e MOOCs: qual é a diferença?

A Udacity tem cursos pagos e gratuitos em todas as áreas de ensino e níveis de habilidade. Os programas pagos da plataforma são chamados de nanodegrees (ou “nanograduações”, em português), termo criado pela própria Udacity.

Nanodegree é uma modalidade de cursos online de graduação de curta duração. É considerado uma especialização mais focada e objetiva, com menos tempo de aulas e conteúdos mais diretos.

Na Udacity, os programas são focados no mercado de TI, para que o aluno desenvolva habilidades de tecnologia e negócios requeridas pelas empresas.

Os cursos gratuitos da plataforma também têm esse foco no mercado, mas geralmente têm aulas mais curtas e diretas. A maioria dos cursos gratuitos têm duração de até 3 meses, diferentemente dos nanodegrees, que chegam a até 6 meses.

Tanto os cursos gratuitos quanto os programas pagos são considerados MOOCs. Essa é a sigla para Massive Open Online Courses, uma modalidade de cursos online, abertos e massivos.

Isso significa que eles são oferecidos à distância, para qualquer pessoa na internet e para um número indefinido de alunos.

Nesse tipo de curso, os alunos assistem às aulas, aprendem e passam pelas avaliações por conta própria, sem a necessidade de acompanhamento de um tutor ou professor.

Esse é o caso dos cursos da Udacity Brasil, que estão disponíveis em uma plataforma online para qualquer pessoa do mundo se inscrever, assistir às aulas gravadas e aprender com autonomia, no seu próprio cronograma.

Aliás, acredita-se que o primeiro MOOC foi o curso sobre inteligência artificial lançado por Sebastian Thrun e Peter Norvig antes de criar a Udacity.

Nanodegrees Udacity Brasil

Os nanodegrees da Udacity oferecem um aprendizado bastante completo, focado em habilidades de TI, com práticas em projetos reais e um certificado reconhecido pelo mercado.

A plataforma oferece mais de 50 cursos de nanodegree.

Mesmo não sendo mais diretamente oferecidos pela Udacity Brasil, os Nanodegrees são de grande valia para o público brasileiro.

A seguir, compilamos todas as opções para que você encontre os cursos do seu interesse.

Vale lembrar que todos esses cursos são em inglês, mas qualquer pessoa no Brasil pode se inscrever. Confira quais são eles:

Inteligência artificial

Os cursos de Inteligência Artificial (AI) da Udacity ajudam os alunos a avançar em uma das áreas mais transformadoras do mercado, que gerou mais de 2.3 milhões de novos postos de trabalho em 2020. Se você quer ser um Machine Learning Engineer, Deep Learning Engineer, Artificial Intelligence Specialist ou Quantitative Analyst, aprenda com estes cursos:

Data Science

Essa é uma área cada vez mais valorizada pelos negócios, que querem extrair insights dos dados e fundamentar suas decisões em análises. Você aprende sobre manipulação de dados, visualização de dados, análise preditiva, aprendizado de máquina e vários outros assuntos nestes cursos:

Programação e Desenvolvimento

Programação é uma habilidade fundamental na economia atual. Embora o mercado já tenha muitos desenvolvedores , há uma grande demanda por profissionais qualificados e especialistas. Se você quer iniciar na área, adquirir novas habilidades ou se especializar em uma tecnologia, aproveite estes cursos da Udacity:

Negócios

Na área de Negócios, você pode aprender tudo sobre pesquisa, marketing, design, estratégia, análise, SEO e outras diversas áreas. Empreenda, desenvolva seus negócios ou se especialize em temas que vão potencializar a sua empresa. Estes são os cursos disponíveis:

Sistemas Autônomos

O mercado de sistemas autônomos deve crescer 42% nos próximos quatro anos, com salários expressivos para os engenheiros dessa área. Aprenda a desenvolver carros autônomos e robôs que vão revolucionar o mundo da tecnologia. Veja quais são os cursos nessa área:

Computação em Nuvem

Cloud computing é adotado por milhões de empresas no mundo inteiro que querem entrar na transformação digital. O crescimento dessa tecnologia criou uma demanda crescente por profissionais na área. Confira quais habilidades você pode desenvolver nos nanodegrees:

Nanodegrees Udacity Brasil: os mais vendidos por aqui

Quer saber quais cursos valem mais a pena? Selecionamos aqui os nanodegrees da Udacity mais vendidos no Brasil. Confira:

Digital Marketing

O curso de Marketing Digital da Udacity foi lançado em 2017, em colaboração com grandes players do mercado (Facebook, Google, Hootsuite, HubSpot, MailChimp e Moz). Cobre os pilares do marketing digital, como planejamento, criação de conteúdo, social media, email marketing, anúncios, mensuração e otimização.

Quando foi lançado na Udacity Brasil, o curso teve mais de 2 mil inscritos na primeira turma. Com conclusão estimada em 3 meses e sem qualquer experiência requerida, é uma excelente oportunidade para iniciar na área.

AI Programming with Python

Este curso passa pelos fundamentos da Inteligência Artificial com Python, NumPy e PyTorch, os cálculos necessários para o seu desenvolvimento e as principais técnicas de redes neurais. Para cursá-lo, o aluno deve ter conhecimentos básicos em álgebra e programação.

Em cerca de 3 meses, você pode aprender as bases da programação em Python para construir suas próprias redes neurais.

Artificial Intelligence

Aprenda a criar as suas próprias aplicações de Inteligência Artificial. Este curso curso ensina os conceitos essenciais de IA, pesquisa, otimização, planejamento, reconhecimento de padrões e outros conhecimentos para construir agentes que resolvem problemas como humanos fariam.

A duração estimada também é de 3 meses. É preciso ter conhecimento prévio em álgebra linear, estatística e Python para tirar melhor proveito do curso.

Business Analytics

Em colaboração com Tableau e Mode Analytics, este curso ensina tudo sobre inteligência de dados para negócios. O aluno aprende a analisar dados, construir modelos com Excel, consultar bancos de dados com SQL e criar dashboards de visualização de dados.

Esse é um programa introdutório, estimado em 3 meses, que não exige qualquer conhecimento prévio. O curso serve para aplicar habilidades de dados nas suas atividades atuais ou pode ser a sua introdução na carreira em ciência de dados.

Data Analyst

Esse curso ensinar a trabalhar com conjuntos de dados complexos, manipular dados para análises, explorá-los com data visualization, descobrir insights e criar soluções data-driven. As aulas cobrem Python (NumPy e Pandas), testes A/B, SQL e estatísticas.

O aluno já deve ter conhecimentos em Python e SQL para aproveitar o conteúdo. Estimado para ser concluído em 4 meses, o curso oferece um panorama para formar Analistas de Dados completos.

Como funcionam os nanodegrees da Udacity Brasil?

Os nanodegrees da Udacity são focados no mercado. O aluno aprende habilidades que são valorizadas nas principais empresas de tecnologia do mundo, que muitas vezes atuam em parceria com a plataforma.

Os cursos consistem em módulos de videoaulas gravadas, que geralmente terminam com a elaboração de projetos para colocar os conhecimentos em prática. Em todos os programas, estão incluídos:

  • Desenvolvimento de projetos reais;
  • Feedbacks de experts da indústria;
  • Suporte para dúvidas com mentores;
  • Assessoria de carreira (coaching, entrevistas de preparação, avaliação de currículo etc.);
  • Plano de aprendizado flexível, para estudar no seu ritmo e quando quiser;
  • Certificado de conclusão.

Veja agora algumas dúvidas comuns sobre os cursos de nanodegree da Udacity:

Quanto tempo dura um nanodegree na Udacity Brasil?

Os nanodegrees têm duração mais curta que uma graduação normal. Enquanto a plataforma oferece formações completas em cerca de 3 a 4 meses, as instituições tradicionais trabalham com cursos de cerca de 4 a 5 anos.

Essa duração é estimada pela plataforma, mas pode variar conforme o ritmo e o rendimento de cada aluno. Um aluno, por exemplo, que trabalha home office, pode concluir mais rápido do que aquele que tem uma rotina em um escritório. Vale checar a página de cada curso para conferir a estimativa de duração.

Quanto custa um nanodegree na Udacity Brasil?

Os cursos de nanodegree da Udacity Brasil são pagos. Em geral, custam R$ 1.629 por mês, mas os preços são reduzidos em cerca de 15% se o aluno se inscrever para o período completo de duração estimada do curso. Apesar da operação da Udacity Brasil ter fechado as portas, os preços no site pra quem acessa do Brasil, continuam em reais.

Frequentemente a plataforma oferece descontos na inscrição dos cursos. Durante a pandemia do coronavírus, a Udacity está oferecendo descontos para quem foi afetado pela crise. Para receber o benefício, é preciso preencher um formulário de aplicação .

Aqui na Classpert, oferecemos promoções exclusivas da Udacity, se cadastre aqui para receber em primeira mão ;)

Como funciona o pagamento na Udacity Brasil?

O pagamento é feito no cartão de crédito. Os alunos podem se inscrever nos cursos de duas formas:

  • Pay As You Go: o aluno paga por mês de acesso ao curso e é cobrado automaticamente a cada novo mês (até completar o curso).
  • Pacote de meses: o aluno se inscreve para o período completo do curso com cerca de 15% de desconto (se precisar de mais tempo, é cobrado no valor mensal).

A Udacity Brasil emite certificado após a conclusão do nanodegree?

A Udacity Brasil emite certificado de conclusão do curso. Esse certificado não equivale aos diplomas de graduação emitidos pelas instituições de ensino superior do Brasil vinculadas ao MEC (Ministério da Educação), mas é amplamente reconhecido no mercado nacional e internacional.

Posso me inscrever nos nanodegrees da Udacity a qualquer momento?

Sim, os nanodegrees estão sempre com inscrições abertas — quando quiser, você pode se inscrever e já começar as aulas!

A plataforma apenas informa datas de início e término dos cursos como uma orientação aos alunos, para que eles sigam o ritmo recomendado e participem de uma comunidade de alunos que cumpram sua jornada de aprendizado ao mesmo tempo.

Posso cancelar a inscrição em um nanodegree?

É possível cancelar a inscrição no nanodegree com reembolso total nos 2 primeiros dias depois do pagamento. Depois desse período, o aluno pode cancelar o curso a qualquer momento e não será mais cobrado após o período de faturamento em que o curso foi cancelado, mas não receberá qualquer restituição pelo que já foi cursado.

Udacity Nanodegree vale a pena?

Os nanodegrees da Udacity valem a pena para quem quer redirecionar sua carreira ou criar um foco na área em que já atua. Os cursos não substituem uma graduação tradicional, mas servem como um poderoso complemento à formação principal.

O aluno sai do curso com um certificado reconhecido pelo mercado e com um portfólio formado pelos projetos realizados.

É verdade que muitos conteúdos oferecidos podem ser encontrados gratuitamente em vídeos e tutoriais na internet. Mas os nanodegrees se diferenciam ao sistematizar os conteúdos e trazer o know-how de especialistas do mercado para a formação.

É claro que você precisa avaliar os preços para o seu bolso, mas o custo-benefício é interessante se comparar ao valor dos cursos de graduação tradicionais de instituições particulares.

Udacity Cursos Grátis: as melhores opções

Mais de 180 cursos da Udacity são oferecidos gratuitamente. São formações mais diretas e menos completas que os nanodegrees. Ainda assim, os cursos gratuitos mantêm a qualidade da metodologia e dos instrutores da Udacity.

Confira agora as melhores opções de cursos grátis da Udacity para potencializar suas habilidades em várias áreas:

Inteligência artificial

Data Science

Programação e Desenvolvimento

Carreira

Negócios

Sistema Autônomo

Computação em Nuvem

Como funcionam os cursos gratuitos da Udacity Brasil?

Os cursos gratuitos da Udacity Brasil oferecem aulas mais diretas, geralmente em períodos mais curtos que os nanodegrees. Muitos deles são módulos dos nanodegrees e oferecem uma degustação do que você encontra nos cursos pagos.

Eles também cobrem habilidades requeridas pelo mercado, são desenvolvidos por especialistas da indústria e oferecem exercícios para praticar os conhecimentos. Por isso, a qualidade da Udacity se mantém nos cursos grátis.

Porém, eles não oferecem o acompanhamento de mentores, a assessoria de carreira e o certificado de conclusão, que estão incluídos nos cursos pagos.

Portanto, eles podem ser uma boa forma de conhecer melhor um assunto e experimentar o modelo de ensino da Udacity. Assim, se você ficar satisfeito, pode investir em um nanodegree para se aprofundar.

Posso me inscrever em quantos cursos?

Você pode se inscrever em quantos cursos gratuitos quiser. No entanto, a plataforma recomenda que o aluno se dedique a um curso por vez para focar seu aprendizado naquele conteúdo.

Cursos gratuitos da Udacity emitem certificado?

Os cursos gratuitos da Udacity não oferecem certificado de conclusão. Não há uma avaliação formal após a finalização das aulas — o aluno apenas passa por alguns quizzes com avaliação automática para medir seu aprendizado.

Pontos fortes e pontos fracos dos cursos da Udacity Brasil

Agora, vamos resumir aqui os principais prós e contras dos cursos da Udacity para ajudar você a tomar sua decisão. Será que vale a pena se inscrever nos cursos da plataforma? Confira:

Prós:

  • Cursos em colaboração com grandes empresas;
  • Formações em áreas com alta demanda no mercado e potencial de empregabilidade;
  • Desenvolvimento de projetos reais que ajudam a iniciar um portfólio na área;
  • Aulas com instrutores do mercado;
  • Feedbacks de especialistas do mercado (nanodegrees);
  • Suporte para tirar dúvidas a qualquer momento (nanodegrees);
  • Assessoria de carreira (nanodegrees);
  • Certificado reconhecido pelo mercado (nanodegrees);
  • Formações completas em pouco tempo de curso, no ritmo do aluno;

Contras:

  • Não oferece mais cursos em português, apenas em inglês;
  • Não oferece diploma de graduação, apenas certificado de conclusão (nanodegrees);
  • Preço alto para um curso online (nanodegrees).

Afinal, vale a pena fazer os cursos da Udacity Brasil?

Depois de avaliar todos os pontos fortes e fracos da Udacity Brasil, podemos dizer que vale a pena fazer os cursos da plataforma para conhecer novas áreas ou se especializar na sua carreira.

Você aprende com profissionais da indústria, aumenta suas chances de colocação no mercado e ainda desenvolve projetos reais para o seu portfólio. Essa formação não substitui uma graduação completa, mas ajuda a potencializar seus conhecimentos e seu currículo.

Se você ainda não tem certeza de pagar por um nanodegree, comece com os cursos grátis da Udacity Brasil.

Experimente a metodologia da plataforma, conheça os instrutores e faça uma introdução no assunto do seu interesse. Assim, você pode decidir se vale a pena fazer o investimento em uma formação mais completa.

FAQ

O que é Udacity Brasil?

Udacity é uma plataforma de cursos online focados em TI. A plataforma oferece nanodegrees e cursos gratuitos em parceria com grandes empresas e em áreas demandadas pelo mercado.

Como funcionam os nanodegrees da Udacity?

Os nanodegrees Udacity são formações completas em áreas da tecnologia (programação, inteligência artificial, computação na nuvem, ciência de dados, negócios e sistemas autônomos). Os alunos assistem a videoaulas gravadas e desenvolvem projetos reais, que recebem feedbacks de experts do mercado. Os cursos são pagos e têm uma duração estimada de até 6 meses, mas podem ser cursados no ritmo do aluno.

Udacity é bom?

Sim, a Udacity é uma plataforma de ensino reconhecida pelo mercado, tanto dentro quanto fora do Brasil. Você pode adquirir novas habilidades demandadas pelas empresas, com aulas e feedbacks de especialistas que conhecem a realidade do mercado.

Vale a pena fazer os nanodegrees da Udacity?

Os nanodegrees da Udacity são considerados cursos de especialização de curta duração. Valem a pena para quem quer iniciar em uma nova área, redirecionar a carreira ou se aprofundar em algum assunto. Eles ajudam a desenvolver habilidades requeridas pelo mercado e oferecem certificados reconhecidos nacional e internacionalmente. Por isso, aumentam a empregabilidade e as chances de crescimento na carreira.

Udacity é caro?

Os nanodegrees Udacity custam cerca de R$ 1.629 por mês (com desconto no pacote de meses). Se você comparar com outras plataformas de cursos online, esse valor pode ser caro, mas é preciso avaliar a qualidade do conteúdo e o custo-benefício. Se comparar o valor com outros cursos de instituições de ensino privadas do Brasil, o valor se torna mais razoável.


Udacity tem cursos em português?

Em 2016, a Udacity Brasil iniciou suas operações no país com cursos em português, mas eles foram descontinuados em 2018. Apesar disso, qualquer pessoa no Brasil ainda pode acessar os cursos em inglês da plataforma - alguns, inclusive, são legendados.


Qual seria uma das alternativas para a Udacity Brasil?

Há plataformas como Udemy, que dispõe de um catálogo variado de cursos com instrutores em português. Você também pode usar um buscador e comparador de cursos online e escolher a melhor opção.

Renan França
I am a journalist responsible for SEO and Content strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, marketing, SEO, programming and e-learning platforms.