Transforme seu conhecimento em dinheiro na Classpert!
Encontre um curso na Classpert, envie-nos seu certificado de conclusão e ganhe um bônus de $10 em sua conta do PayPal.
Blog /

O que é MOOC? Aprenda como encontrar cursos online abertos e massivos

Você já pensou em estudar pela internet, sem precisar ir à sala de aula ou cumprir os horários do curso? Se você gosta de aprender dessa forma ou se essa é a sua única possibilidade de estudo nesse momento, então você precisa saber o que é MOOC.

MOOC é um tipo de curso online, sem qualquer restrição ou pré-requisito, que permite que você aprenda com total autonomia. Você recebe um conteúdo elaborado por alguma instituição de confiança, mas pode assistir às aulas e cumprir o cronograma no seu ritmo e no local em que você quiser estudar (na sua própria casa, por exemplo).

Para muitas pessoas, esse tipo de estudo é a única opção. Isso acontece, por exemplo, quando a cidade não oferece determinado curso em instituições físicas ou quando a pessoa trabalha o dia inteiro e não tem como assistir às aulas em um campus. Mas há também quem simplesmente goste de estudar assim.

Então, se você se identifica com isso, explicamos melhor neste artigo o que é MOOC, como encontrar esse tipo de curso e como aproveitá-los na sua trajetória profissional. Acompanhe para entender:

O que é MOOC?

MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses, que significa “cursos online abertos e massivos”. Isso não diz muita coisa para você? Vamos explicar melhor agora.

MOOC é uma metodologia de cursos. Para se encaixar nessa definição, eles precisam cumprir alguns requisitos. E, ao desmembrar a sigla, conseguimos entender quais são as suas particularidades.

Primeiramente, os cursos MOOC são oferecidos na web (online): basta ter acesso à internet para poder cursar as aulas. Além disso, eles são abertos (open), o que significa que eles estão disponíveis para qualquer pessoa e muitas vezes são gratuitos, além de não terem restrição de uso ou exigirem pré-requisitos. Por fim, MOOC também é um tipo de curso massivo (massive), ou seja, ele não tem limite de alunos ou de usuários e pode ser acessado por milhares de pessoas.

Universidades e empresas do mundo inteiro disponibilizam cursos no modelo MOOC. Já pensou em estudar no MIT, em Harvard ou em Sorbonne ou aprender com o Google, a Amazon ou a IBM? Você não precisa sair do país para isso: existem vários cursos online, abertos e gratuitos, oferecidos por essas instituições, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Além disso, existem também plataformas focadas em MOOC, que reúnem esses cursos oferecidos pelas mais variadas instituições e facilitam as buscas dos estudantes. Mais adiante, você vai conhecer as que indicamos.

Qual é a diferença de MOOCs para outros cursos à distância?

Recapitulando: MOOC é um tipo de curso online, aberto e massivo. É esse conjunto de características que o diferencia de outros cursos à distância. Vamos agora entender melhor as diferenças.

Um curso tradicional à distância pode ter o acompanhamento de um professor ou tutor e oferecer aulas ao vivo. Os MOOCs, diferentemente, têm um caráter autoformativo: eles são elaborados para que o aluno consiga cumprir o programa do curso com autonomia.

Um professor pode criar o conteúdo e ministrar aulas em vídeo, mas sua presença não é necessária ao longo do curso. Os cursos MOOC também são gravados ou disponibilizam conteúdos prontos, que não precisam de acompanhamento em tempo real. O material fica disponível para que cada aluno cumpra o cronograma no seu ritmo.

Além disso, existem cursos online que não têm qualquer tipo de avaliação, enquanto outros (geralmente vinculados a faculdades) são avaliados por professores. No caso dos cursos MOOC, a avaliação é automatizada: o aluno precisa cumprir algumas atividades online (questionário, quiz, jogos etc.) e atingir uma nota para obter aprovação. Muitos cursos oferecem também certificados mediante a aprovação.

Vale a pena cursar MOOCs?

Talvez você esteja pensando por que razão cursaria um MOOC. Primeiramente, vale lembrar que os cursos costumam ser gratuitos e, somando-se a isso, muitos deles são desenvolvidos por instituições de renome. Você pode aprender com universidades e empresas que são referências no mundo inteiro.

Esses cursos podem ser um diferencial no seu currículo. Procure cursos que complementem o seu conhecimento profissional, que ajudem a desenvolver um projeto de pesquisa acadêmica, que ensinem um idioma estrangeiro ou que simplesmente despertem seu interesse. De qualquer forma, eles podem representar um grande crescimento intelectual.

Além disso, quando oferecerem certificado, você pode utilizá-los como atividades complementares, caso esteja cursando uma faculdade.

Onde encontrar cursos MOOC? Conheça as melhores plataformas

Agora que você já sabe o que é MOOC, precisa saber como encontrá-los na internet, não é? Para isso, existem plataformas que concentram vários cursos de diversas instituições, para que você encontre facilmente o que deseja. Aqui estão as nossas sugestões de plataformas:

Coursera

Uma das plataformas MOOC mais populares. Trabalha com cerca de 190 universidades do mundo todo e grandes nomes do mercado como o Google. Oferece 3.600 cursos e 14 graduações online e já contabiliza mais de 43 milhões de alunos.

Edx

Foi criada pelas universidades de Harvard e MIT. Já tem mais de 20 milhões de alunos e oferece cerca de 2.400 cursos das mais renomadas universidades e importantes empresas.

FutureLearn

Plataforma do Reino Unido que oferece cursos online nas mais diversas áreas. Tem cerca de 140 parceiros, entre universidades renomadas e empresas do mercado. Já atendeu mais de 3 milhões de alunos.

Udemy

Também é uma das plataformas mais populares, tanto para quem quer aprender quanto para ensinar. Você pode escolher entre mais de 100.000 cursos em vídeo, nas mais diversas categorias, como Negócios, Desenvolvimento Pessoal e Fotografia. Fizemos uma análise completa sobre esta plataforma, caso queira saber mais informações.

Classpert

Plataforma gratuita para busca de cursos MOOC. Oferece mais de 150 mil cursos cadastrados, em 15 idiomas diferentes, inclusive português. Reúne cursos de 30 diferentes plataformas, como Coursera, Edx, Udacity, e mais todas citadas nesta lista.

Udacity

Focada em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), com temas como marketing digital, data science e desenvolvimentos de aplicativos, alguns deles em parceria com Google e Amazon.

Como usar as plataformas MOOC?

As plataformas que apresentamos acima são diferentes entre si. Mas a maneira de usar é semelhante:

  1. Pesquise os temas e cursos do seu interesse. Você pode navegar pelas categorias ou utilizar a pesquisa interna do site.
  2. Utilize os filtros da busca. Podem existir filtros para o preço, idioma (do áudio ou da legenda), a duração estimada do curso, o nível de conhecimento exigido, entre outros.
  3. Depois de escolher o curso, cadastre-se para acessá-lo. O cadastro nas plataformas é gratuito, mas quando o curso é pago, é preciso dar informações do seu cartão.
  4. Complete o curso. Geralmente há testes e questionários para que você possa concluir o curso ou passar nos módulos.
  5. Depois de obter a aprovação, você pode pegar o certificado, se houver essa possibilidade.

Como escolher a melhor plataforma de MOOCs

Você deve ter percebido que as plataformas apresentam milhares de cursos online. Porém, os cursos oferecidos não são exatamente os mesmos. Algumas trabalham com parceiros específicos, outras se especializam em temas (como a Udacity, em TI).

Portanto, você deve primeiramente escolher uma plataforma que ofereça cursos nos assuntos do seu interesse. Além disso, observe também se ela oferece certificado e se tem gratuidade, se esses pontos forem importantes para você.

Se você não é fluente em inglês ou outras línguas estrangeiras, confira também se as plataformas oferecem conteúdos ou legendas em português. Geralmente há um filtro na busca para o idioma do curso.

O buscador de cursos da Classpert, juntamente com os filtros disponíveis, pode ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de escolher o MOOC mais adequado.

Enfim, os cursos MOOC tornam o conhecimento de qualidade acessível ao maior número de pessoas, seja alunos que não têm outra possibilidade de educação, seja para quem quer aprimorar seu aprendizado em determinada área. Com autonomia, no seu ritmo e no seu local preferido, você tem em mãos uma ferramenta poderosa para aprender o que quiser!

Agora, explore as plataformas MOOC e procure pelos temas que podem trazer mais valor para a sua vida acadêmica e profissional. Depois conte para nós: quais cursos você pretende fazer?

Felipe Bernardes
I am an economist responsible for Marketing and Growth Hacking strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, marketing, SEO, stock trading and related subjects.