Ganhe 40% de desconto na assinatura anual ou premium da Pluralsight
Acesse mais de 8.000 cursos com preços a partir de $299 $179

O que é Blockchain? Um guia não técnico

A tecnologia Blockchain está sendo considerada a inovação mais importante desde a invenção da internet. Os entusiastas da tecnologia dizem que dentro de algumas décadas isso vai revolucionar as indústrias existentes, causando um impacto direto na vida das pessoas.

Curioso para entender melhor o que é blockchain?Este artigo irá explicar o que é a tecnologia blockchain, como ela funciona e seus benefícios de uma maneira simples e fácil de entender. Pronto para começar?

Então, o que é blockchain?

Blockchain é um banco de dados ou um “livro-razão”. Mas essa explicação simples não faz jus à genialidade por trás do funcionamento dessa tecnologia e como ela registra valores e transações.

Até pouco tempo atrás, as pessoas tinham que confiar em terceiros (como bancos, governos e empresas) para armazenar seus ativos financeiros e informações de transações. Ao fazer uma compra com seu cartão de crédito, você confia que a empresa de cartão e o banco manterão suas informações pessoais e os detalhes da transação seguros, por exemplo. Essa crença nas instituições não se aplica apenas às negociações financeiras. Uma empresa de aluguel de carros também mantém um banco de dados central com seus dados pessoais, seu endereço, os carros que você alugou e quando você precisa devolvê-los. Você acredita que todas essas informações também serão mantidas privadas e seguras com elas. A informação era sempre centralizada nessas instituições, e cada uma delas tinha que manter seus próprios registros e sistemas.Não mais!

Questões de confiança e o blockchain

Quando as pessoas vão realizar uma transação, espera-se que elas confiem nas instituições envolvidas. Imagine os relacionamentos acima citados sem a presença de instituições. Você aceitaria um pedaço de papel dizendo "Eu te devo R$50" de uma pessoa que você não conhece? Provavelmente não. Além disso, os bancos podem entrar em colapso, os governos podem congelar os saques de dinheiro (especialmente nos países em desenvolvimento) e a empresa de aluguel de carros pode fechar suas portas… É por isso que a tecnologia blockchain pode ser tão útil.

Um banco de dados descentralizado construído no blockchain elimina a necessidade de instituições e bancos de dados centralizados. Todos podem visualizar e validar transações no blockchain, criando transparência e confiança.O Blockchain elimina a necessidade de um intermediário envolvido nessas transações.

Diferença entre blockchain e Bitcoin (ou qualquer outra criptomoeda)

Um erro comum é pensar que Bitcoin e blockchain são a mesma coisa. Bitcoin é uma moeda digital (criptomoeda) e é usada para fazer pagamentos. O Bitcoin usa a tecnologia blockchain para registrar informações de transação.

Enquanto o bitcoin é usado principalmente para realizar transações financeiras, o blockchain pode ser usado para transferir e registrar qualquer coisa, não apenas pagamentos.Os sistemas baseados em blockchain podem ser usados para uma ampla variedade de aplicações, como: votação; identificação pessoal; seguro; certidões de nascimento, casamento e óbito; entre outros.

Como funciona o Blockchain

Uma boa maneira de entender claramente como o blockchain funciona é com nosso exemplo de aluguel de carro. Toda vez que uma pessoa aluga um carro, ela cria uma transação e o intermediário nessas transações é a própria empresa de aluguel de carros.A locadora de carros mantém todas as informações dos carros alugados e das pessoas que os alugaram em seu próprio banco de dados.Se uma pessoa alugou um carro que você também queria alugar, você precisará aguardar a devolução para poder alugá-lo. Mesmo que essa pessoa more no seu prédio (você não saberá disso), você terá que buscar o carro diretamente na locadora depois que ele for devolvido.

Agora, imagine um sistema de aluguel de carros descentralizado em que as pessoas podem alugar seu carro diretamente de você e também alugar esse carro para outras pessoas sem trazê-lo de volta para você. Ao mesmo tempo, haveria uma lista pública de quem alugou e quem é o proprietário original dos carros.Neste novo modelo de aluguel de carros, qualquer pessoa pode entrar e ter acesso aos registros. Toda vez que um carro é alugado, uma nova transação é registrada e todo o banco de dadosé atualizado.Esse novo sistema de locação de carros é operado por todas as pessoas que participam sem a necessidade de uma instituição externa para centralizar os registros do que acontece com os carros. È assim que o blockchain funciona.

Por que se chama blockchain?

Voltando ao exemplo do aluguel de carros, uma nova transação é criada toda vez que um carro é alugado.Há muitas pessoas alugando carros ao mesmo tempo. Todas as novas transações são agrupadas em um bloco. Esse novo bloco de informações é organizado em cima do bloco anterior de transações. Toda vez que um novo bloco de transações é criado, ele fica conectado ao bloco anterior. Criando um historico ou uma trilha das transações.Como todos os blocos estão conectados, ele cria uma cadeia de blocos. O nome blockchain vem dessa ligação entre eles.

Em nosso exemplo, é possível para qualquer pessoa rastrear todos os carros que foram alugados e por quem. É até mesmo possível voltar ao primeiro bloco (conhecido como o bloco de gênese) para ver quem possui um carro específico.

Fazendo alterações em blocos de transações já adicionados

Quando um bloco de informações é adicionado ao blockchain, ele não pode ser alterado (tecnicamente, é quase impossível): seu registro é imutável.

Toda vez que um novo bloco é adicionado ao blockchain, temos o que é chamado de "confirmação". A estimativa é que após 6 confirmações seja matematicamente impossível alterar quaisquer transações nesse bloco. É por isso que algumas empresas esperam 6 confirmações para aceitar um pagamento feito através de criptomoedas que utilizam a tecnologia blockchain.

Aprovando transações que serão adicionadas ao blockchain

Para que uma transação seja adicionada ao blockchain, a maioria das pessoas na rede precisa aceitar a validade da transação. Isso é chamado de consenso distribuído.Uma transação só é aceita como válida se mais de 50% das pessoas na rede a aceitarem.

Digamos que uma pessoa se junte à rede de aluguel de carros (vamos chamá-lo de João). O João aluga seu carro e recebe uma CarCoin - a moeda usada nessa rede (supondo que cada carro seja alugado por uma CarCoin).Logo depois, ele tenta alugar um carro da Julia e, posteriormente, outro da Marcia. Isto irá criar 2 transações. A primeira é enviado para todos na rede, e é validado (John paga Julia um CarCoin) e a transação é adicionada a um novo bloco. Após a primeira transação, a rede recebe a segunda. Eles verificam que o saldo de CarCoin de João é zero, então eles concordam que essa é uma transação inválida e a rejeitam.

As pessoas que participam dessa validação de transações e adicionam blocos válidos de transações ao blockchain recebem uma recompensa por esse esforço. Isso é chamado de mineração.

Mineração

Para que uma transação seja validada e adicionada a um bloco, os computadores da rede devem resolver uma espécie de quebra-cabeça. Esse quebra-cabeça é conhecido como prova de trabalho (do inglês proof of work).

O computador que resolve o quebra-cabeça corretamente é responsável por adicionar a transação a um novo bloco. A recompensa por resolvê-lo primeiro é paga na moeda (também chamada de token) usada nessa rede - em nosso exemplo ela é chamada de CarCoin. Como esses computadores estão extraindo pequenas quantias dos blocos, essa atividade é conhecida como mineração.

Benefícios da tecnologia Blockchain

A tecnologia Blockchain traz uma oportunidade de modificar radicalmente a maneira como registramos e fazemos transações. Ela irá transformar as indústrias como conhecemos por causa dos seguintes benefícios:

Transparência

As alterações feitas no blockchain são visíveis para todos na rede. Depois que as transações são inseridas no blockchain, elas não podem ser modificadas. As transações são aprovadas (ou não) e adicionadas quase em tempo real. Este cenário mitiga a ocorrência de eventuais fraudes feitas por pessoas ou empresas.

Remoção de Intermediários

A tecnologia Blockchain elimina a necessidade de intermediários para registrar as transações. Em vez disso, ela permite que as transações ocorram diretamente entre as pessoas. Isso é particularmente útil em países onde as pessoas não podem confiar em seus governos ou em empresas que realizam registros manuais, por exemplo. Toda vez que a confiança nos intermediários é fraca ou inexistente, o blockchain se coloca como uma alternativa melhor.

Descentralização

É mais provável que bancos de dados centralizados sejam hackeados, sofram perda de dados e corrupção. Os blockchains são mantidos em um único banco de dados compartilhado com toda a rede, em vez de múltiplos registros gerenciados individualmente por instituições distintas. Todo computador na rede mantém uma cópia do blockchain diminuindo o risco de perda de dados. Além disso, para hackear dados no blockchain, seria necessário fazê-lo ao mesmo tempo em mais de 50% dos computadores da rede, algo quase impossível.

Confiança

Mesmo que blockchain removendo os intermediários das transações, ele mantém a confiança e a segurança entre as partes envolvidas na transação, por causa de suas características descentralizadas e transparentes.

Segurança

Os dados inseridos no blockchain não podem ser alterados. Essa imutabilidade cria uma rastro claro de cada transação. É possível seguir esse rastro e voltar ao primeiro bloco (o bloco da gênese), se necessário. Isso resolve muitos dos problemas de segurança que ocorrem nos sistemas convencionais e melhora o combate e a prevenção contra corrupção.

Custos Reduzidos

Ao remover intermediários, a tecnologia blockchain pode reduzir naturalmente os custos em muitos setores.Isso é possível pois a descentralização do blockchain substitui os bancos de dados individuais por um único descentralizado.

Maior velocidade de transações

As transações são registradas quase em tempo real no blockchain. Isso é possível devido à remoção de intermediários e seu perfil descentralizado (razão distribuída compartilhada). Qualquer tipo de transação ou transferência de valor poderia se beneficiar da tecnologia blockchain para aumentar a velocidade das transações. O hype de bitcoin e criptomoedas voltando com força, faz com que o a tecnologia blockchain volte a ser muito falada, também. Se você achou o assunto interessante e quer mergulhar ainda mais fundo, confira este catálogo de cursos sobre blockchain e criptomoedas na Classpert.com

Felipe Bernardes
I am an economist responsible for Marketing and Growth Hacking strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, marketing, SEO, stock trading and related subjects.