Ganhe 40% de desconto na assinatura anual ou premium da Pluralsight
Acesse mais de 8.000 cursos com preços a partir de $299 $179
Blog /

Mulheres empreendedoras: torne-se uma delas

Empreender é sempre um desafio. Você precisa conquistar os clientes, enfrentar as imprevisíveis mudanças no mercado, fazer malabarismo com as finanças e ainda lidar com toda a burocracia que um negócio envolve. Agora, imagine como é para as mulheres empreendedoras.

No universo do empreendedorismo feminino, os desafios se multiplicam. Além do que qualquer empreendedor enfrenta, as mulheres ainda precisam superar barreiras culturais e econômicas para provar o seu valor e alcançar o sucesso.

Eis um dado que exemplifica isso: enquanto as mulheres comandam 40% das empresas dos EUA, apenas 5% de todos os investimentos de capital vão para elas.

Apesar das dificuldades, o número de mulheres que conduzem o seu próprio negócio está aumentando. Segundo levantamento do Global Entrepreneurship Monitor, a razão de mulheres empreendedoras para homens empreendedores subiu 6% entre 2017 e 2018.

Por isso, queremos que algumas mulheres empreendedoras inspirem você também a ter sucesso com seu próprio negócio! Se é isso que você quer, acompanhe agora este artigo:

5 mulheres empreendedoras para inspirar a sua carreira

Enfrentar os desafios do empreendedorismo feminino não é para qualquer uma. Por isso, nada melhor para motivar a sua carreira do que conhecer quem fez isso com sucesso! Conheça agora 5 mulheres empreendedores e inspiradoras:

Luiza Helena Trajano

Se você ainda não conhece a Luiza Helena Trajano, certamente conhece a sua marca. A empreendedora é a grande responsável pelo crescimento e sucesso da Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil.

O negócio foi criado pelo tio de Luiza, que ainda era criança quando se tornou vendedora. A experiência inicial nas vendas é ainda o grande orgulho da empresária, que se tornou líder da empresa nos anos 90 e cujos bens já ultrapassam R$ 1 bilhão.

J.K. Rowling

Desempregada, em depressão, criando uma filha sozinha e vivendo com auxílio do governo, Joanne não tinha muitas perspectivas. Mas ela tinha boas histórias para contar.

Em meio ao caos em que se encontrava, ela buscou diversas editoras para publicar a história de Harry Potter, até encontrar o sim da Bloomsbury. A partir daí, o bruxinho se tornou mundialmente amado!

Com 12 livros, uma peça de teatro, 9 filmes e diversos produtos licenciados, J.K. Rowling construiu uma fortuna atualmente estimada em U$ 650 milhões.

Oprah Winfrey

Como se não bastasse ser mulher, Oprah Winfrey é negra e teve uma infância pobre e sofreu violência doméstica e abuso sexual.

Todas essas barreiras, no entanto, ajudaram a construir uma mulher forte que se tornou uma das personalidades mais influentes do mundo.

Oprah Winfrey se destacou como apresentadora de TV. Porém, o sucesso como empreendedora também chama atenção: hoje ela possui um canal de TV, um site, duas revistas, três instituições filantrópicas (voltadas para mulheres e crianças) e uma fortuna de U$ 2,7 bilhões.

Paola Carosella

A chef Paola Carosella ― mais conhecida hoje por ser apresentadora do programa Masterchef no Brasil ― começou sua carreira pagando para trabalhar num restaurante. No começo, ela já demonstrava sua determinação.

Para ter o seu primeiro restaurante, assumiu os riscos de um empréstimo de R$ 2 milhões para se tornar a única proprietária e dar a sua cara ao estabelecimento.

Hoje, ela possui dois restaurantes renomados e um livro publicado, além de ser inspiração para muitas mulheres.

Chieko Aoki

Chieko Aoki passou grande parte da sua trajetória profissional em altos cargos de grandes empresas no ramo do turismo. Enfrentou, sozinha, um mercado dominado pelos homens.

Porém, ela mostrou que nada disso a impediria de alcançar sonhos mais altos: em 1997, aos 69 anos, fundou a Blue Tree Hotels. Hoje, a rede possui 23 hotéis e resorts próprios e é referência na administração hoteleira.

O que as mulheres empreendedoras de sucesso têm em comum?

A partir dessas histórias inspiradoras, é possível apontar algumas características em comum entre essas mulheres.

Além das habilidades que todo empreendedor deve ter ― iniciativa, liderança, senso de oportunidade etc. ―, veja também as características que sobressaem nelas:

Determinação

Para superar os desafios do empreendedorismo feminino, só tendo muita determinação!

Mulheres empreendedoras enfrentam preconceito, desconfiança, falta de investimento e até violências ― mas nada disso é capaz de parar quem tem um foco definido e gana de chegar ao topo.

Autoconfiança e automotivação

Diante de tanta desconfiança dos investidores, parceiros e da sociedade como um todo, uma mulher precisa confiar muito em si mesma para seguir em frente.

Acreditar nas suas capacidades e encontrar motivação em si mesma ― porque os outros não acreditam em você ― são atitudes essenciais.

Sonho grande

Ambição, muitas vezes, soa pejorativo: uma mulher ambiciosa pode ser vista com maus olhos…

Porém, as histórias que vimos acima mostram que as mulheres sonharam alto para chegar aonde chegaram. Então, é preciso sim ser muito ambiciosa para manter o desejo aceso no caminho até o sucesso.

Empatia com outras mulheres

Todas as mulheres empreendedoras que apresentamos acima se envolvem em grupos e iniciativas a favor do empreendedorismo e empoderamento feminino.

Isso mostra que elas não querem apenas chegar ao topo, mas também carregar outras mulheres junto para transformar a realidade.

Como se preparar para ser uma mulher empreendedora de sucesso

Você também quer ser uma das mulheres empreendedoras de sucesso? Você já deve ter percebido que nada cai do céu. Então, veja agora algumas dicas para começar a se preparar:

Planeje aonde você quer chegar

Existem inúmeras histórias de empreendedores que “largaram tudo e abriram seu próprio negócio”. Porém, não pense que isso aconteceu como mágica.

Para ter mais chances de sucesso, construa um planejamento do que você quer ser daqui a uns anos. Largar o emprego sem ter noção do que você vai fazer para ganhar dinheiro pode não ser uma boa ideia.

Vá atrás de autoconhecimento

Qualquer empreendedor precisa ter autoconhecimento ― mulheres empreendedoras, mais ainda. Você precisa conhecer seus sentimentos, fraquezas, potencialidades e a forma como reage às situações para lidar com os diferentes cenários e enfrentar as barreiras.

Invista em qualificação

Bons líderes são capazes de reconhecer que não são donos da verdade. Por isso, não economizam em qualificação para a sua carreira, buscando aprender mais e melhorar seu desempenho. Por isso, mulheres empreendedoras devem se qualificar sempre.

Cursos online podem ser grandes aliados nessa tarefa. Se atualmente você tem emprego fixo ou se envolve em diversas atividades, é difícil arrumar tempo para estudar, não é?

Então, pela internet, você pode cursar inúmeras formações dentro dos seus horários e no seu ritmo. Esse é o caminho ideal para aumentar a sua qualificação como empreendedora.

Então, este artigo sobre mulheres empreendedoras serviu de inspiração para a sua carreira? Agora você já sabe os caminhos para entrar no universo do empreendedorismo feminino e enfrentar os desafios de cabeça erguida. Ter o seu próprio negócio não é mais um sonho distante!

Conhece outras mulheres inspiradoras? Tem alguma dica para ter melhores resultados como empreendedora? Comente abaixo o que você pensa sobre o assunto!

Felipe Bernardes
I am an economist responsible for Marketing and Growth Hacking strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, marketing, SEO, stock trading and related subjects.