Blog /

eduK é bom? Saiba tudo sobre esta plataforma de cursos online

Quer aprender a fazer fotos de casamento? Ou como cozinhar e vender bolos caseiros? Ou, talvez, entender como precificar o seu artesanato? Tudo isso você pode aprender na eduK, uma plataforma de cursos online para pequenos empreendedores que querem viver da sua paixão.

A eduK oferece milhares de cursos nas áreas de gastronomia, beleza, moda, fotografia, artesanato, negócios e muitas outras.

Se você tem um talento, um hobby ou deseja aprender uma nova profissão para trabalhar home office, você pode começar sua trajetória ou aprimorar seus conhecimentos nos cursos online da Eduk.

Mas, para cumprir um objetivo tão grandioso, é importante se perguntar: será que a eduK é boa mesmo? Será que os cursos valem a pena?

Neste artigo, reunimos todas as informações sobre a eduK. Queremos ajudar você a conhecer melhor a plataforma, os cursos e a reputação da empresa para tomar a melhor decisão para o seu futuro.

Use o índice abaixo para pular para a seção que quer visitar:

O que é eduK?

A eduK é uma plataforma de cursos online para quem quer transformar seus interesses e habilidades em atividades profissionais. Você encontra mais de 2000 cursos e tutoriais de capacitação profissional para as mais diversas atividades, como:

  • Confeiteiro;
  • Chef de cozinha;
  • Fotógrafo;
  • Videomaker;
  • Microempreendedor;
  • Designer de bolsas;
  • Artesão;
  • Costureiro;
  • Modelista;
  • Estilista;
  • Cabeleireiro;
  • Maquiador;
  • Esteticista;
  • E muito mais!

Na plataforma, é possível encontrar cursos completos de variados assuntos, desde os mais básicos até os avançados, que podem ser assistidos quantas vezes os usuários desejarem. Alguns deles, inclusive, contam com materiais de apoio, como apostilas e moldes.

Quem é o dono da eduK?

Robson Catalan, Bernardo Rezende e Eduardo Lima são os nomes que tornaram a eduK uma das plataformas de ensino online mais conhecidas do Brasil.

Robson, engenheiro de controle e automação, e Eduardo, engenheiro de software, são os fundadores da empresa. Em 2007, os dois começaram a empreender na internet. Porém, foi em 2013 que eles se juntaram para fundar a eduK com um objetivo: inovar no mundo da educação online, com ensino de qualidade, fácil acesso e baixo custo.

Somando-se aos dois empreendedores, outro nome de peso se tornou sócio da startup: Bernardo Rezende. Talvez esse nome não seja familiar, mas certamente você o conhece pelo apelido: Bernardinho, o ex-jogador e treinador de vôlei multicampeão.

Alinhado aos objetivos dos fundadores, Bernardinho entrou na empresa como sócio investidor. O técnico também é sócio e investidor em diversas outras empresas, mas percebeu na plataforma de cursos online o potencial para fomentar a educação no país e fazer a diferença na vida das pessoas.

Os três lideram uma empresa com mais de uma centena de profissionais, que vem crescendo exponencialmente. Para se ter uma ideia, em 2013, a empresa ocupava um escritório em São Paulo de 155m². Mas o lugar ficou pequeno para o crescimento. Desde 2017, a empresa opera em um prédio de 3 mil m² e 4 andares na capital paulista.

Como a eduK se tornou a “Netflix da educação”?

A eduK teve um crescimento acelerado. Lançada em 2013, a plataforma faturou R$ 20 milhões já em 2014, e em 2015 contava com 2,5 milhões de alunos (entre assinantes e usuários comuns). Em 2016, a eduK foi considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo e a 2ª mais inovadora da América Latina, segundo a revista americana Fast Company.

Inicialmente, a empresa oferecia cursos ao vivo gratuitos como forma de atrair o público. Caso o usuário quisesse assistir em outra hora ou acessar outras aulas, deveria pagar pelo curso. Em 2016, porém, a eduK fez uma mudança no seu modelo de negócios.

Em vez de cursos avulsos, a plataforma passou a focar na venda de assinaturas. Assim, o aluno passou a pagar para ter acesso a todos os cursos, em vez de apenas um conteúdo. Parecido com serviços como o Netflix e o Spotify, certo?

Então, foi a partir daí que a eduK passou a se posicionar como a “Netflix da educação” — um serviço de assinatura de videoaulas para quem quer aprender, empreender e viver da sua paixão. Após dois meses de implementação, a plataforma já tinha 50 mil assinantes.

Hoje a eduK é uma referência em videoaulas online, assim como a Netflix virou sinônimo de filmes e séries pela internet.

Por falar em ser referência, algumas pessoas argumentam que grande parte dos temas de cursos disponíveis no catálogo da Eduk também estão presentes na Udemy.

Apesar de serem cursos com metodologias e apresentações diferentes, isso é uma verdade. Mas é bom lembrar que o carro-chefe da Udemy são os cursos avulsos gravados (diferente da eduK que vende assinaturas que dão acesso a todo seu catálogo).

Entretenimento educativo: como funciona?

Além do catálogo variado, a Eduk também é reconhecida como uma das primeiras plataformas a atuar no conceito de edutainment (entretenimento educativo), que visa agregar valor educacional por meio de estratégias que entretenham alunos.

Ou seja, dentro do possível, portanto, criam-se soluções que educam e divertem na mesma medida.

A ideia é que instrutores passem o conteúdo de uma forma que o aluno não “tem que aprender”, mas sim realizar uma atividade que dá prazer, à qual a pessoa vai se dedicar porque ela gosta.

Afinal, a palavra entretenimento aqui não é usada como sinônimo de distração, mas sim de um passatempo agradável e divertido.

Isso, inclusive, é cientificamente comprovado, como mostra este estudo (em inglês) publicado no periódico “Antimicrobial Resistance Infection Control”, em que os autores fizeram uma comparação bem interessante.

Foi avaliado o efeito do aprendizado e da satisfação de um vídeo bem-humorado de edutainment.

Nos resultados, o grupo que assistiu ao vídeo teve notas melhores na avaliação de conhecimento do que quem recebeu os procedimentos padronizados escritos e de quem não recebeu qualquer instrução.

Os cursos da Eduk são elogiados?

Sim! É possível conferir a nota de cada curso ao acessá-lo no site ou no aplicativo, mas eles costumam ter uma avaliação bastante positiva por parte dos alunos.

De qualquer forma, caso você tenha acessado algum curso cuja nota não seja tão boa, é possível procurar por outros que estejam disponíveis na plataforma sobre o mesmo assunto. Com mais de 2 mil cursos, provavelmente você encontrará diferentes opções dentro do mesmo tema.

Quem são os instrutores da eduK?

Entre os instrutores dos cursos da eduK, você vai encontrar de gente comum a profissionais famosos.

Você já pensou em aprender a fazer cortes e penteados com o cabeleireiro Celso Kamura ? E a fazer fotografias com J. R. Duran? Decorar bolos com Ana Elisa Salinas? Cozinhar com a Palmirinha? E os fundamentos do vôlei com o Bernardinho? Nomes de peso como esses estão na plataforma para ensinar tudo o que sabem a você.

Mas você não precisa ser conhecido na mídia, ter um extenso currículo Lattes ou ser professor em escolas e faculdades para publicar um curso na plataforma. O mais importante é ter conhecimento e expertise na sua área de atuação.

Só que a plataforma também não está liberada para qualquer pessoa dar aulas. Existe um processo de curadoria para definir quais instrutores serão aceitos e quais conteúdos serão publicados.

Como funciona a eduK?

Os cursos da eduK são oferecidos em vídeo e podem incluir materiais complementares, como apostilas, moldes e exercícios. Eles vão do básico ao avançado, nos mais diversos temas, e são estruturados em etapas.

Em todo o catálogo, você pode encontrar conteúdos gratuitos e pagos - todos de excelente qualidade. Os cursos são divididos em:

A programação ao vivo é exclusiva para assinantes. Os cursos têm hora marcada para transmissão, que é acompanhada por um chat ao vivo com um moderador para comentários e dúvidas. Quem assiste ao curso até o fim e passa na avaliação final recebe um certificado.

Após três meses de transmissão ao vivo, os cursos podem ser disponibilizados em reprises gratuitas para todos os usuários.

Porém, esses cursos transmitidos gratuitamente não dão direito ao certificado, ao material complementar, ao chat ao vivo nem à avaliação final. Se quiser ter acesso a esses recursos, é preciso adquirir o curso ou ser assinante.

Além das transmissões e reprises, você também encontra uma série de cursos, nas mais diversas áreas, que já estão no catálogo. Alguns deles são gratuitos, mas a maioria é paga. Grande parte pode ser adquirida de forma avulsa, enquanto a assinatura dá acesso ilimitado a todos os cursos.

Quais são os melhores cursos da eduK?

Quer conhecer melhor o que a plataforma oferece?

Agora, vamos apresentar alguns cursos da eduK para diversas áreas de interesse e diferentes níveis de conhecimento. Você pode se interessar por algum deles:

Cursos gratuitos

Os cursos gratuitos da eduK são aquelas videoaulas que já foram transmitidas ao vivo aos assinantes e agora são disponibilizadas gratuitamente ao público. Neste link, você pode conferir quando acontecem as reprises grátis e se cadastrar para assistir.

Além disso, há alguns cursos de catálogo, que são oferecidos gratuitamente por algum instrutor ou instituição. Selecionamos três deles para você conhecer melhor:

  • Como reduzir custos: Alexandra, da Aliança Empreendedora, mostra quais passos são essenciais para cuidar da saúde financeira da sua empresa e, assim, vender produtos mais baratos ou aumentar os lucros.
  • iPhone X - Dicas de fotografia: Tomás Arthuzzi ensina como operar a câmera do celular até mesmo em produções desafiadoras, além de mostrar apps de edição de imagem e de captura que permitem usar controles manuais, em uma tendência que só tem a crescer com o passar do tempo.
  • Como planejar as tarefas do seu dia a dia: Luísa, da Aliança Empreendedora, mostra o que pode ser feito para planejar a rotina do seu dia e, assim, fazer mais coisas em menos tempo.

Seção eduK Fotografia

Seja para aprender o básico da fotografia ou para descobrir técnicas e práticas avançadas, os cursos da eduK são ótimos para quem deseja dominar o equipamento e capturar imagens incríveis.

Seção eduK Artesanato

Essa é uma das áreas mais acessadas no eduK. Alguns cursos de artesanato são:

Seção eduK Moda

A moda é uma área que se renova constantemente, com tendências que se atualizam bem rápido. Por isso, ter acesso a bons conteúdos sobre o tema é essencial para quem deseja ser um bom profissional neste mercado.

  • Confecção de moda fitness: a modelista Gilmara Thales da Silva explica a tendência da moda fitness e as técnicas de montagem e costura das peças. A confecção é mostrada de forma prática para facilitar o aprendizado.
  • Calças femininas: tendências e modelagens : Estilista e modelista, Rita Comparato ensina como fazer a modelagem perfeita de calças para mulheres, de acordo com as tendências do mercado.
  • Batik: A arquiteta Lucia Higuchi ensina tudo sobre a técnica do batik, perfeita para estampar produtos. O curso tem uma passo a passo para que você também possa reproduzir em suas peças.

Seção eduK Negócios

Na categoria Negócios, não faltam mulheres empreendedoras e homens de todas as áreas que dão o passo a passo para organizar seu negócio, equilibrar as finanças, encontrar clientes e ganhar dinheiro com o que gostam de fazer. Veja algumas sugestões de cursos:

  • Como se diferenciar da concorrência: ser comparado com os seus concorrentes é algo que deve acontecer em algum momento, mas isso pode ser usado positivamente! A empreendedora Helena Casanovas explica três maneiras de se destacar para te ajudar com o seu negócio.
  • Como ampliar a sua rede de contatos a favor do seu negócio: a empreendedora Luísa Bonin traz dicas importantes para que você consiga ampliar sua rede de contatos e, assim, beneficiar o seu negócio, abordando três tipos de público: clientes, parceiros e fornecedores.
  • Como organizar as finanças do seu negócio: alguns produtos e serviços oferecidos por seu negócio dão um retorno financeiro melhor do que outros, e é fundamental dominar este assunto para ganhar mais dinheiro. Crisfanny Souza, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, traz dicas práticas de organização financeira e vendas para manter as contas sempre no azul.

Seção eduK Gastronomia

Se você quer trabalhar com Gastronomia, há diversos cursos para aprender a cozinhar, aprimorar técnicas culinárias e ganhar dinheiro com comidas e bebidas. Confira agora alguns cursos:

  • Bolos decorados: faça e venda: bolos decorados são um grande sucesso de vendas, mas sua montagem demanda bastante conhecimento técnico e prático. A confeiteira Janaína Barzanelli ensina o passo a passo de quatro bolos para suas vendas ou mesmo para fazer nas festas da família e de amigos.
  • Pães e roscas de Natal: os pães costumam marcar presença em qualquer celebração. O chef Dom Lourenzzo ensina 7 tipos de pães que podem incrementar suas vendas, principalmente na época do Natal.
  • Cake pops de luxo: : o sucesso dos cake pops começou nas festas infantis, mas eles podem ser usados em várias outras ocasiões. A cake designer Nani Magalhães ensina 3 versões totalmente diferentes deste doce.

Seção eduK Beleza

A categoria Beleza traz cursos sobre depilação, maquiagem, cortes de cabelo, barbearia, entre outros temas com alto potencial de mercado no Brasil. Veja os cursos que selecionamos nesta seção:

  • Manicure segura - doenças e infecções: Lilian Ragazzi, instrutora na área da beleza, explica os cuidados necessários para preservar a segurança de clientes e profissionais na atividade de manicure.
  • Fundamentos da maquiagem: o maquiador Henrique Mello traz os princípios básicos da maquiagem.
  • Design de sobrancelhas: Eva Morais, instrutora da área da beleza, ensina a arte de trazer harmonia ao rosto por meio dos traços de cada cliente, com aulas que ensinam fundamentos do design de sobrancelhas.

Seção eduK Variedades

Em Variedades, você encontra cursos sobre casa e reforma, design e ilustração, música, pets, entre outros temas que não se encaixam nas demais categorias. Veja alguns cursos que selecionamos:

  • Marcenaria caseira - peças para fazer e vender: O arquiteto André Caperutto ensina técnicas e segredos de um mercado que está em alta: o da marcenaria. De itens clássicos a outros sofisticados, objetos e móveis de madeira estão em tendência, e se preparar para essa realidade pode abrir ótimas oportunidades.
  • Aprenda a dançar flamenco: Ursula Corrêa, instrutora de dança, os conceitos do flamenco, com informações sobre expressões corporais, ritmo e técnicas necessárias.
  • Penteados para cães: aprenda e lucre: William Galharde, que já foi considerado um dos melhores tosadores do mundo, apresenta doze penteados, do mais básico ao elaborado, para conquistar seus clientes humanos e caninos.

Seção eduK Bate-papo

Por fim, na seção de bate-papo, a eduK reúne conversas com profissionais de várias áreas, que não assumem o formato de um curso propriamente dito, mas sim de um papo descontraído, o qual certamente também pode ensinar muita coisa a quem quer aprender.

  • Bate-papo eduK com Daniele DaMata: a especialista em beleza, que ministra os cursos “Maquiagem para pele negra” e “maquiagem para noivas negras”, esclarece dúvidas e dá dicas para quem deseja atuar na área, além de contar sobre sua trajetória e projetos importantes dos quais participou, como a capa da revista Avon.
  • Bate-papo eduK com Cris Griger: a expert em moda e design de bolsas fala sobre identidade, design, materiais e tecidos para a confecção de itens e acessórios incríveis.
  • Bate-papo eduK com Marlene Mukai sobre Moda Plus Size: a profissional participa de uma conversa em que comenta sobre uma de suas especialidades na modelagem e confecção: as roupas plus size. Marlene traz dicas, esclarece dúvidas e comenta sobre as experiências que já teve em seu trabalho.

Preço e formas de pagamento

Atualmente, a eduK Cursos trabalha com duas modalidades: a aquisição de cursos individuais ou a opção pela assinatura.

Ao comprar um curso individual, cujo valor costuma ser de R$ 77, você tem acesso às aulas e materiais durante um ano.

Porém, em termos de custo-benefício, a melhor alternativa é a assinatura da eduK, que dá acesso a mais de 2 mil cursos e tutoriais completos, de temas básicos a avançados, e distribuídos entre todas as áreas que vimos anteriormente, além de muitas outras.

O preço da assinatura é de R$ 239,40 e ela dá acesso ilimitado a todos os cursos e seus materiais de apoio durante um ano. O valor, inclusive, pode ser dividido em até 12 vezes sem juros de R$ 19,95 no cartão de crédito, e quem não usa cartão pode pagar no boleto, mas nessa opção o pagamento deve ser feito à vista.

Considerando que a assinatura anual custa um pouco mais que o valor de apenas três cursos adquiridos na plataforma, é vantajoso optar pela assinatura para ter um acervo tão completo à sua disposição.

Como assinar a eduK?

O processo é bem simples e pode ser feito em questão de minutos. Para ficar mais fácil, vamos explicar o modelo de assinatura e a aquisição de cursos individuais.

Assinatura eduK

Primeiro, faça seu cadastro na plataforma. Acesse o site da eduKe clique em “entrar”, no menu superior. Depois, clique em “criar conta” e preencha os dados solicitados (ou vincule sua conta do Facebook para que eles sejam obtidos automaticamente). Se já tiver cadastro, escolha “entrar” e preencha os dados.

Depois disso, para a assinatura da plataforma, acesse esta página. Então, clique no botão para fazer sua assinatura e você será redirecionado a uma página que solicitará os dados de pagamento.

Se for pagar com cartão de crédito, é só preencher o número, o nome que está impresso no cartão, a data de validade, o código verificador e a quantidade de parcelas que deseja, além de ler e aceitar os termos de uso. Feito isso, clique em finalizar e pronto!

Se quiser pagar com boleto, ao acessar a página do cartão, clique na opção de boleto bancário, que fica na parte de baixo da tela, preencha seu CPF ou CNPJ, leia e aceite os termos de uso e, depois, clique em “gerar boleto”. Então, faça o pagamento e aguarde pela compensação para que a eduK libere seu acesso.

No caso do cartão de crédito, a confirmação do pagamento costuma ser feita em minutos. Para os boletos bancários, o prazo geralmente é de 3 dias úteis. Assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail.

No modelo de assinatura, você terá acesso durante um ano a todos os cursos disponíveis na plataforma, inclusive as aulas ao vivo. Porém, não se esqueça de que o acesso é particular e não deve ser compartilhado com outras pessoas, tudo bem?

Como comprar cursos individuais?

A aquisição de cursos individuais pode ser feita através de alguns links, como os que compartilhamos no tópico em que demos exemplos de cursos disponíveis na plataforma. Para comprá-los, basta clicar nos links, escolher a opção “comprar apenas este curso” e preencher os dados solicitados.

O pagamento também pode ser feito com cartão de crédito (inclusive parcelado) ou com boleto bancário.

Também no caso dos cursos avulsos, não se esqueça de que a sua conta não deve ser compartilhada com outras pessoas, já que o acesso é exclusivo.

Como cancelar a eduK?

A eduK conta com uma política de cancelamento para os usuários que não tenham ficado satisfeitos com a plataforma, bem como para aqueles que não desejam utilizá-la mais ou por qualquer outro motivo.

Os cancelamentos podem ser feitos por meio do chat do site: é só clicar no botão do balãozinho, que aparece no canto inferior direito. Aí, aguarde até ser atendido e informe sua solicitação. Se preferir, você pode enviar um e-mail para meajuda@eduk.com.br e proceder com a solicitação.

Quando o cancelamento é feito até 30 dias depois da compra, a eduK Cursos reembolsa o valor integral, sem a cobrança de multa. Depois deste prazo, o cancelamento estará sujeito a multa de 25% sobre o valor do período restante, contando a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao pedido.

Por exemplo, para o valor de R$ 239,40 da assinatura, se você solicitar o cancelamento depois de 4 meses, a multa será de 25% de R$ 159,60, que é o período restante, ou seja, de R$ 39,90. O restante será estornado na fatura do cartão de crédito ou em sua conta bancária, no caso de compra por boleto.

O prazo para cancelamento e estorno é de 10 dias, ao passo que a operadora de cartão de crédito tem mais 5 dias para disponibilizar o estorno.

A eduK emite certificado?

Sim! Todos os cursos disponíveis na plataforma contam com certificados que podem ser obtidos pelos alunos que os realizaram. Antes, porém, é preciso fazer a atividade final.

Como obter o certificado?

Para obter o certificado, primeiramente você precisa ser assinante ou ter adquirido um curso avulso. Cursos e reprises gratuitos não fornecem certificado.

Além disso, você precisa concluir pelo menos 80% do curso. Quando você chegar a esse nível de conclusão, a plataforma libera a avaliação final, que consiste em um questionário de múltipla escolha com base nos conteúdos do curso.

É necessário obter aproveitamento mínimo de 70% de acertos na atividade final para receber o certificado. Você tem duas chances para alcançar esse percentual. Se você fizer essa pontuação, o certificado (exclusivamente digital) é liberado na mesma hora.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Não. Porém, eles são reconhecidos pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e podem ser apresentados em entrevistas de emprego, bem como para os clientes de quem trabalha por conta própria.

Como funciona o app da eduK?

Em 2017, a eduK lançou o seu aplicativo. Você pode baixá-lo em aparelhos Android e iOS . Para acessar, basta usar os dados de login da sua conta ou fazer um novo cadastro.

O aplicativo permite assistir aos cursos, transmissões ao vivo e reprises diretamente no seu smartphone. Para os assinantes que tenham aparelhos Android, é possível ainda baixar as videoaulas e assisti-las no modo offline, sem necessidade de conexão à internet. Assim, você pode acompanhar os cursos mesmo estando fora de casa, na rua ou no transporte.

Qual o melhor: Hotmart, Senac ou eduK?

Quem quer obter capacitação profissional em alguma atividade pode encontrar boas opções de cursos online na Hotmart, no Senac e na eduK. Todas essas plataformas oferecem cursos profissionalizantes à distância, com conteúdos qualificados e bons instrutores.

Porém, existem algumas diferenças, que vamos apresentar agora para que você faça uma boa escolha entre elas.

A Hotmart é uma plataforma de afiliados. Lá está uma infinidade de produtores de conteúdo, que encontram parceiros (os afiliados) para promover seus materiais. Os cursos são vendidos de maneira avulsa por cada produtor ou afiliado.

Entre os produtores, porém, não há um filtro como na eduK: a plataforma incentiva que qualquer pessoa possa começar seu negócio digital e vender seus produtos por ali. Então, há instrutores dos mais diferentes níveis. Apesar disso, você pode conferir as avaliações dos cursos pelos participantes, que ajudam a identificar se o conteúdo é confiável.

A plataforma oferece cursos de culinária e gastronomia, finanças e investimentos, saúde e esportes, negócios e carreira, desenvolvimento pessoal, educação, entre outros. Portanto, não há um foco em cursos profissionalizantes, como acontece na eduK.

Já o Senac é uma instituição reconhecida há anos: desde 1946, atua como principal agente de educação profissional no Brasil. O foco, assim como na eduK, são os cursos profissionalizantes.

Nos últimos anos, a instituição fortaleceu a área de educação à distância — o Senac EAD — e hoje oferece mais de 200 opções de cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias. Para alguns cursos, existem atividades presenciais obrigatórias, que são realizadas em mais de 300 polos em todo o país.

Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e oferecem certificado. Eles devem ser adquiridos de forma avulsa e têm preços variados.

Perceba que somente a eduK oferece a opção de assinatura, que dá acesso a todos os cursos. Essa opção se apresenta como a mais vantajosa em relação a todas as plataformas.

Como é a reputação da eduK?

Para conhecer melhor uma empresa, é importante saber o que as outras pessoas pensam sobre ela. Na internet, existe um site que revela o que os clientes falam das empresas e como elas respondem aos feedbacks. Estamos falando do Reclame Aqui, o maior site de reclamações do Brasil.

Nesse site, as empresas são avaliadas por quem já comprou seu produto ou serviço, e elas podem resolver pela própria plataforma os problemas na compra e no atendimento.

A eduK tem uma nota de 8.6/10 e classificação ÓTIMA. A empresa respondeu 100% das reclamações e resolveu 94.6% dos problemas. Entre os consumidores, 76.8% disseram que voltariam a fazer negócio com a empresa.

A nota e os percentuais dos feedbacks são bastante altos e demonstram que a empresa se preocupa em atender o consumidor e conquistar a sua satisfação.

Conclusão: eduK é bom mesmo?

A eduK é uma solução de ensino à distância para quem gosta ou precisa estudar em casa, nos seus horários e no seu próprio ritmo.

Há diversas opções de cursos profissionalizantes no catálogo, além das transmissões ao vivo e reprises, com conteúdos e instrutores de alto nível. Assim, você pode aprender sobre as atividades do seu interesse e começar a ganhar dinheiro com elas.

Quem for assinante tem ainda mais benefícios — os materiais complementares, os chats ao vivo, o certificado — e aproveita um ótimo custo-benefício em relação às outras plataformas de cursos online. Mas, se você quer apenas conhecer a eduK, os instrutores e a metodologia, pode aproveitar alguns cursos e reprises gratuitos que a plataforma oferece.

Falando sobre as opções de cursos, certamente o catálogo da eduK engloba muitas profissões. No entanto, algumas áreas fazem falta. É o caso por exemplo da ausência de cursos de Linguagem de Programação para formar um desenvolvedor web. Ou ainda curso de SEO ou Google Ads, que poderiam preparar profissionais para área de Marketing.

Pela alta demanda dessas duas áreas, por exemplo, pode ser que no futuro haja cursos voltados para atender esse público. Por enquanto, não há.

De qualquer forma, a eduK pode ajudar inúmeras pessoas a começarem a viver da sua paixão desde já.

É claro que a plataforma não faz nada sozinha — o sucesso depende também da sua dedicação, foco e desempenho. Mas certamente você vai ter um grande incentivo para tirar suas ideias do papel!

Perguntas e respostas (FAQ EduK)

Confira as respostas para algumas das principais perguntas sobre a plataforma!

É possível usar a eduK gratuitamente?

A plataforma disponibiliza alguns cursos gratuitamente, além de algumas reprises de transmissões passadas. Porém, para acessá-la completamente, é preciso ser assinante.

Quantos cursos posso acessar como assinante?

Atualmente são mais de 2 mil cursos, e a plataforma sempre atualiza seu catálogo com novas opções. Os assinantes podem acessar todos os cursos enquanto sua assinatura estiver vigente.

E se eu não gostar dos cursos?

Basta solicitar o cancelamento da assinatura. Porém, depois de 30 dias, pode ser cobrada uma multa sobre o valor correspondente ao período restante da assinatura.

Posso assistir as aulas pelo meu celular?

Sim. A eduK possui aplicativo para Android e iOS,

Posso parcelar a assinatura no cartão de crédito?

Sim, em até 12 vezes sem juros.

Não tenho cartão de crédito. Posso ser assinante?

Sim, a assinatura pode ser feita por boleto bancário. Neste caso, porém, o valor deve ser pago a vista e é preciso esperar pela compensação do boleto para ter acesso a toda a plataforma.

Cada curso tem quantas aulas? Qual é a duração?

Depende de cada curso. Ao acessar algum deles, basta olhar na opção “curso” para ver as matérias, as aulas e sua duração.

O certificado chega na minha casa?

Não. Ele fica disponível online e pode ser baixado ou impresso.

Quais são as áreas dos cursos da eduK?

A plataforma tem cursos nas áreas de gastronomia, beleza, moda, fotografia, artesanato, negócios, odontologia e variedades, além de aulas ao vivo e bate-papos com especialistas.

Onde posso encontrar cursos além da eduK?

Conforme falamos, o catálogo da eduK é repleto de boas opções. No entanto, se você deseja procurar outros cursos ou comparar plataformas de ensino, conheça o buscador de cursos online da Classpert.
Felipe Bernardes
I am an economist responsible for Marketing and SEO strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, e-learning platforms, marketing, SEO, stock trading, and related subjects.