Cursos para atividades complementares (grátis e com certificado)

Tá difícil encontrar cursos para atividades complementares com certificado para sua faculdade?

Não se preocupe mais com isso!

Neste artigo você vai aprender tudo o que precisa para preencher as horas complementares sem quebrar a cabeça.

Apesar de ser uma exigência do MEC, muitos estudantes não sabem quais atividades são aceitas para complementar sua formação. Sem essa informação, eles ficam perdidos atrás de cursos, palestras e eventos que sequer são considerados pelas suas faculdades.

Talvez essa seja a sua situação também, não é? Mas fique tranquilo: trouxemos a solução para você ;)

Saiba agora como escolher cursos para atividades complementares que sejam válidos para preencher as horas da sua formação acadêmica.

Com as nossas dicas, dá para aprender muito e ainda economizar uma boa grana!

Vamos lá?

O que são atividades complementares?

Atividades complementares são aquelas que geram conhecimento adicional fora do ambiente de sala de aula. Dessa forma, elas tornam o currículo do aluno mais completo.

> Mas talvez você esteja pensando: é qualquer atividade fora da sala? Não é bem assim…

O portal do MEC traz uma definição para esclarecer: “as atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”.

Essas atividades se caracterizam também por ter uma carga horária flexível. Portanto, cabe ao estudante o controle e a gestão do tempo de dedicação.

Por lei, elas não podem passar de 20% do tempo total do curso.

Em média, são exigidas 200 horas complementares para a conclusão de um curso superior. Mas é importante se informar com a sua faculdade, pois cada uma tem suas próprias determinações.

Estes são alguns exemplos de atividades que podem contar nas horas complementares:

  • Semanas acadêmicas;
  • Congressos;
  • Seminários;
  • Palestras;
  • Conferências;
  • Atividades culturais;
  • Cursos de extensão;
  • Cursos de atualização acadêmica e profissional;
  • Iniciação científica;
  • Monitoria;
  • Estágios não-obrigatórios.

Para comprovar sua participação nas atividades ou a finalização dos cursos, é necessário apresentar um certificado.

Desta forma, o aluno poderá fazer o requerimento junto à coordenação da faculdade para contabilizar as horas no currículo.

Como conseguir horas complementares externas?

Se você chegou até aqui, talvez esteja correndo atrás de horas complementares externas para concluir a sua formação, certo?

Então, saiba que existem muitas opções de cursos livres que podem contar como atividades complementares e ainda contribuir para a sua formação.

Excelente, né?

E o melhor: esses cursos podem ser realizados nos seus próprios horários e sem que você sequer tenha que sair de casa!

Sabia disso?

É que os cursos online são aceitos como atividades complementares.

Só tenha cuidado com uma questão: escolha cursos para atividades complementares que tenham a ver com a sua formação acadêmica, ok?

Caso não haja ligação com o que você estuda na faculdade, as horas provavelmente não poderão ser contabilizadas.

Que cuidados tomar ao escolher cursos para atividades complementares externas?

Cursos EAD (ensino à distância) já são amplamente ofertados por instituições de ensino no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Eles também já têm um número enorme de alunos, que preferem ou precisam estudar online em vez de ir até uma sala de aula.

Por isso, pode confiar: os cursos online podem ser tão bons quanto os presenciais!

Mas, como qualquer atividade na internet, escolher um curso EAD pede alguns cuidados.

Por lei, cursos EAD livres (ensino à distância) não dependem da regulamentação do MEC. Portanto, para garantir a qualidade e a excelência do curso em que você está interessado, fique de olho na instituição que o oferece.

Quando a instituição de ensino já tem uma boa reputação no mercado, os cursos se tornam mais confiáveis.

Afinal, uma plataforma de ensino online demanda uma equipe para desenvolvimento, manutenção, elaboração dos conteúdos e provas e emissão de certificados, por exemplo. Não é qualquer um que consegue isso!

Uma boa forma de atestar a seriedade da instituição é conferir se ela está associada à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Essa instituição, sem fins lucrativos, é focada no desenvolvimento da educação à distância e se preocupa com a qualidade do ensino online no Brasil.

Uma boa forma de atestar a seriedade da instituição é conferir se ela está associada à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Essa instituição, sem fins lucrativos, é focada no desenvolvimento da educação à distância e se preocupa com a qualidade do ensino online no Brasil.

Como saber se meu certificado é válido para obter horas complementares?

Ok, você já encontrou uma instituição confiável, mas quer ter certeza que o certificado obtido online é válido para as atividades complementares?

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a existência de programas à distância. Assim, os certificados e diplomas desses cursos têm o mesmo valor que dos presenciais.

Portanto, certificados de cursos online valem para as atividades complementares!

Mas você precisa conferir alguns detalhes para garantir a validade do certificado. Para que as horas possam ser contabilizadas, ele deve:

  • Ser assinado pelo coordenador da instituição;
  • Conter as informações da instituição, como CNPJ e Número de Autenticidade;
  • Informar a duração (em horas) e o período de realização do curso;
  • Conter o nome completo do aluno;
  • Conter o assunto estudado.

Somente assim o certificado terá validade nacional, ou seja, será amparado pela Lei nº 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), pelo Decreto 5154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e definido pelas áreas da Portaria MEC 09/2006.

Quer evitar dor de cabeça?

Então confira antecipadamente como é o certificado emitido pela instituição do curso de seu interesse e certifique-se de que ele é aceito pela sua faculdade.

Assim não tem erro! Você poderá estudar com tranquilidade e ter a certeza de adicionar créditos à sua formação.

Por que cursos online são vantajosos para obtenção de horas complementares?

A gente sabe que a correria do dia a dia não dá folga, não é? Por isso, nem sempre dá tempo de fazer todas as atividades que a gente deseja.

Esse é um dos motivos do sucesso atual do EAD. A educação online permite aos estudantes escolherem qual o melhor momento para estudarem.

O conteúdo do curso fica disponível ao aluno, que pode criar um cronograma individualizado, de acordo com o seu ritmo de estudo e os horários mais adequados para ele.

Outra vantagem é o preço mais em conta quando comparado a cursos presenciais ― isso sem falar nas opções gratuitas, muitas vezes com a mesma qualidade! Além disso, o aluno geralmente economiza nos gastos de deslocamento e alimentação.

A variedade de temas é imensa. Só para dar uma noção, existem provedores que oferecem mais de 80 mil cursos. E, por isso, muitas vezes esses assuntos não estão disponíveis em versões presenciais.

Soma-se a isso, também, a praticidade de poder realizar o curso do conforto de casa ou de qualquer lugar que ofereça internet.

Cursos para horas complementares grátis com certificado

Sabemos que a situação não está fácil para ninguém…

Se você já está a ponto de quebrar o porquinho para obter as horas complementares da sua formação, pare agora mesmo.

Encontramos esse video que dá excelentes dicas para conseguir cursos para atividades complementares:

E, ainda, selecionamos para você as melhores opções de sites para atividades complementares grátis com certificado

1. Unieducar

A Universidade Corporativa, Unieducar, oferece inúmeros recursos para a complementação da formação profissional. Seu site oferece micro cursos gratuitos e online em mais de 40 áreas. Entre elas, estão Direito, Gastronomia e Arquitetura.

Basta fazer o cadastro no site, escolher um dos cursos disponíveis e acessar a plataforma, que disponibiliza material didático, fóruns e provas.

Os cursos para atividades complementares grátis com certificado da Unideducar têm uma carga horária de 4 horas. Mas é permitido realizar apenas um a cada 30 dias. Para não ter essa limitação, é necessário fazer o upgrade para o plano pago.

O certificado é grátis. Para obtê-lo, basta realizar a prova online e alcançar pontuação igual ou superior a 7.

2. FGV Online

A FGV Online é a parte da Fundação Getúlio Vargas que oferece cursos pela internet. O site da instituição disponibiliza cursos gratuitos de curta e média duração em áreas como Marketing, Economia e Educação.

A matrícula é feita pela aba de cursos gratuitos. Basta escolher a formação de seu interesse e se cadastrar.

A matrícula é feita pela aba de cursos gratuitos. Basta escolher a formação de seu interesse e se cadastrar.

3. Escola Virtual

A Escola Virtual é uma iniciativa da Fundação Bradesco que oferece cursos livres, sem custos e online. Estão disponíveis cinco áreas, entre as quais estão Informática, Pedagogia e Administração.

Todo processo é realizado na própria plataforma da Escola Virtual, desde a matrícula até as aulas e provas. É possível, ainda, realizar mais de um curso por vez.

O certificado é disponibilizado após a obtenção de nota igual ou maior que 7 na prova de conclusão.

Mais uma ótima opção de cursos para atividades complementares grátis com certificado.

4. SENAR EAD

O SENAR EAD oferece cursos online gratuitos com a principal função de levar conhecimento e educação ao campo.

No entanto, as aulas não se restringem somente à área rural. Estudantes que fazem graduação em campos afins, como Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica, também podem realizá-los.

Para ter acesso à matrícula, é necessário realizar cadastro e indicar sua ligação com o meio rural. Concluída essa etapa, escolha qual dos mais de 35 cursos interessa a você. Embora não haja restrição quanto ao número de cursos realizados, só é possível fazer um por vez.

Uma vez matriculado, você recebe acesso à plataforma do curso, que oferece fóruns e rede de apoio com tutores e monitores. Ao finalizar as atividades, é necessário realizar um teste sobre o material estudado. A pontuação equivalente ou superior a 7 é necessária para receber o certificado.

Faculdades que aceitam certificados de cursos livres à distância

Agora, nós vamos facilitar ainda mais a sua vida!

Entramos em contato direto com algumas faculdades para saber se elas aceitam cursos online ― conhecidos por sua qualidade e baixo custo ― como atividades complementares. Sim, nós fizemos isso para você!

Então, eis aqui a lista dessas faculdades:

Como achar cursos para atividades complementares

Se você chegou até esse ponto da leitura do artigo, terá uma grata surpresa.

Quer saber qual?

Caso ainda não tenha encontrado o curso que gostaria, nosso buscador de cursos pode ajudar.

Basta escrever no campo de busca o assunto que você quer estudar que a ferramenta vai trazer os resultados mais relevantes. Use os filtros para refinar sua busca e corra pro abraço.

Gostou das nossas dicas? Então, chega de quebrar a cabeça com os cursos para atividades complementares! Eles estão mais acessíveis do que você imaginava, não é?

Fez algum outro curso online e gratuito que não está na lista? Sabe de alguma outra faculdade que aceita cursos online para as atividades complementares? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com a gente!

Felipe Bernardes
I am an economist responsible for Marketing and Growth Hacking strategies at Classpert. I usually write about entrepreneurship, marketing, SEO, stock trading and related subjects.